ERA UMA VEZ O CINEMA


O Espelho (1975)

cover O Espelho

link to O Espelho on IMDb

País: Rússia, 107 minutos

Título Original: Zerkalor

Diretor(s): Andrei Tarkovsky

Gênero(s): Drama, Biografia

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
8.1/10 (30533 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

Sinopse: Num contexto mais amplo, O Espelho retrata os pensamentos e as emoções de Alexei (Ignat Daniltsev) e o mundo que o rodeia. A estrutura do filme é descontínua e não cronológica, sem um enredo convencional, e combina as memórias da infância com metragens da atualidade. O filme alterna três diferentes momentos, o tempo de pré-guerra, a guerra e do pós-guerra de 1960, constituindo quase uma autobiografia, pois Alexei passa pelos mesmos problemas, alegrias e tristezas que o realizador, Andrei Tarkovsky, passou na sua infância.

O filme começa com o filho de Alexei, Ignat (também interpretada por Ignat Daniltsev) a ligar um aparelho de televisão e assistir a uma espécie de análise de um gago por um médico. Na cena seguinte, no campo, ainda no tempo do pré-guerra, a mãe de Alexei, Maria (Margarita Terekhova) está a falar com um médico que parece ter-se enganado no caminho(Anatoli Solonitsyn).

O exterior e o interior da casa são mostrados e de seguida um celeiro em chamas. Numa sequência de sonho Maria é apresentada a lavar os seus longos cabelos. Situado no tempo do pós-guerra, na década de 1960, Alexei está a conversar com a sua mãe Maria ao telefone, enquanto o interior de uma casa é mostrada. Mudando para o tempo do pré-guerra, a mãe de Maria é mostrada no seu trabalho como revisora na imprensa. Ela está preocupada com um erro que pode ter deixado passar, mas é consolada pela sua colega, Lisa (Alla Demidova).

De volta ao tempo do pós-guerra, Alexei discute com a sua esposa, Natalia (também interpretada por Margarita Terekhova), que se divorciou dele e agora vive sozinha com Ignat, filho de ambos. Seguem-se diversas cenas da Guerra Civil Espanhola e da ascensão de um balão na URSS.

Na cena seguinte, o mesmo apartamento é mostrado, com uma estranha mulher (Tamara Ogorodnikova) sentada numa sala. Ignat lê uma carta de Alexander Pushkin e recebe um telefonema do seu pai, Alexei. Mudando para a guerra, Alexei é mostrado durante os treinos de tiro, entrecortados por imagens da atualidade, do Conflito fronteiriço sino-soviético e Segunda Guerra Mundial. Na cena seguinte, a reunião dos filhos com o pai (Oleg Yankovsky) após o fim da guerra é mostrada.

O filme retorna para a disputa entre Alexei e sua esposa Natalia na década de 60 no pós-guerra. Mudando para o tempo de pré-guerra, a casa e a paisagem circundante são novamente indicados, entrecortada por uma sequência onírica que mostra uma mãe a levitar. O filme, em seguida, muda para o tempo do pós-guerra, mostrando Alexei no seu leito de morte. A cena final passa-se na época do pré-guerra, mostrando uma mãe grávida Maria, entrecortada por cenas que mostram Maria jovem e idosa (O papel de Maria Idosa é representado pela mãe Tarkovsky, Maria Vishnyakova).

O Espelho inspira-se fortemente na própria infância Tarkovsky. As memórias da infância, tal como na evacuação das pessoas de Moscovo para o campo durante a guerra, a perda do seu pai e mãe, que trabalhava como revisora de imprensa, tal como é de fato mostrado no filme.

 

Elenco: